top of page

RESULTADO É CONSEQUÊNCIA DE ATITUDES

  • Foto do escritor: Fernande Luciano
    Fernande Luciano
  • 21 de fev. de 2019
  • 3 min de leitura

Partindo do pressuposto de que as vendas e o recebimento são vitais para a saúde de uma empresa, faz-se necessário o envolvimento de todos os colaboradores, principalmente da alta direção, para que o resultado seja eficaz, um fator de grande relevância é a gestão do negócio como um todo e não apenas parte do negócio.


A capacitação de todos os funcionários é extremamente importante, assim como, atitude inovadoras e ousadas. A utilização da tecnologia de informação e sistemas de gestão é indispensável para que se ganhe tempo na analise dos dados, e assim conseguir criar estratégias em menor espaço de tempo, bem como, maior precisão das informações.


Para a sociobiologia todo comportamento tem relação com a sobrevivência. Ele surge porque é de alguma forma um processo adaptativo, ou seja, existe porque aumenta as chances de um indivíduo de propagar seus genes para novas gerações. Ainda hoje, a denominada psicologia evolucionista tenta explicar, do ponto de vista da seleção natural, todo tipo de comportamento. Nós somos todos os animais, programados para a sobrevivência e para reproduzirmo-nos espalhando nossos genes, que são nossos objetivos básicos ou primários, e esse fato dirige nosso comportamento [...] (CAMARGO, 2013, p.1)


Observa-se que algumas empresas não estão acompanhando os anseios e comportamento de seus consumidores, sejam eles, pessoa física ou jurídica.


Com a evolução cibernética, as informações deixaram de ser “carta na manga”, pois todos os consumidores possuem informações muitas vezes bem mais rápido que o próprio fornecedor, seja de produtos ou serviço, daí a necessidade de se preparar para atender eventuais desejos e necessidade dos consumidores, é fundamental que a estrutura operacional seja bastante sólida e qualificada, afinal de contas, o consumidor não é “bobo”, e deve ser monitorado constantemente.


Uma prática muito eficaz é a gestão do CRM, pois através desta ferramenta é possível realizar o Follow-Up do consumidor, bem como, gerar um relacionamento afim de assegurar a fidelização.

Outro fator importante é a logística, essa pode transformar facilmente o resultado positivo para negativo, se não houver gestão, o setor de compras e estoque de material devem ser geridos da mesma forma que as vendas.


Toda empresa tem uma marca, essa, pode ser mais uma saída para o aumento das vendas, por esse motivo a marca deve ser tão bem gerida quanto os outros ativos da empresa, não há dúvidas que uma marca forte facilita o crescimento de uma empresa, portanto, sugere-se, um trabalho focado para ativação da marca, assim como, cuidados com a criação do logotipo e um bom slogan. A exemplo disso podemos citar a marca Estrela que mantém suas receitas através de Royalties. As empresas podem e devem usar suas marcas para aumentar sua lucratividade, independente do segmento mercadológico, não é porque a empresa é pequena que não se deve tratar a marca como um ativo, pelo contrário, quanto menor a empresa, maior deve ser o esforço afim de fortalecer a marca.


As empresas devem desenvolver algum sistema para verificar se a tendência do valor da marca é aumentar, manter-se estável ou diminuir. Também é importante conscientizar-se de que a marca tende a perder o vigor sem inovação. O desafio é encontrar maneiras de recarregar a marca com diferenciação energizada, ou o que dominamos momentum ou impulso [...] (MILTON; KOTLER, 2013,P.58).


Todo proprietário, administrador, gestor de uma determinada empresa, deve valorizar todas as áreas e setores da mesma, haja vista, de que é possível buscar eliminar todas as perdas e buscar extrair o que for de melhor, basta que se tenha foco no foco dos seus consumidores e nunca achar que já está bom, o processo de melhoria e inovação deve ser constante e incansável.


As pessoas deve ser estimuladas a darem o seu melhor, pois a alma de uma empresa se dar por conta das almas da pessoas que ali trabalhem e as que ali realizem seus desejos e anseios. Não adianta ter tecnologia se não houver foco, inovação, ousadia, estratégia, processo e crença no negócio, seja ele qual for.


As melhores empresas não abrem mão das palavras citadas nesse texto. Entende-se que o resultado de uma empresa é a conseqüência das atitudes e do planejamento estratégico realizado por pessoas. Portanto, um bom planejamento estratégico trará o resultado do plano, ou seja, se for mal planejado o resultado consequentemente será negativo, caso seja bem planejado os resultados serão, conforme o planejado.

Comentários


© 2019 por Fernandes Luciano

bottom of page