PROMOÇÃO DE VENDAS ≠ VENDAS
- Fernande Luciano

- 23 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
Promoção de Vendas é uma técnica que tem como objetivo promover a venda de um determinado produto ou serviço. Promover implica em fomentar, ser a causa, dar impulso, fazer avançar, provocar, desenvolver, originar...
A promoção de vendas prepara o caminho da execução da venda, dando o “input”. Sempre envolve atividades que demandem muitos esforços, gestão focada e boa estratégia. Tem como premissa o cumprimento de um determinado plano e consequentemente a venda.
Diferencia-se das vendas pessoais, do vendedor, por se tratar de uma técnica para favorecer as vendas em massa e que objetiva o preparo sistemático para a venda em grande escala. A qual será decorrente de um planejamento de suas ações com as vendas, em estreita ligação com o campo de comunicação.

Para os consumidores, os objetivos da promoção de vendas incluem estímulos para as compras em grande volume, desenvolvimento da experimentação junto aos não usuários e atração de compradores não leais que estejam preferindo marcas concorrentes. Para os varejistas, os objetivos incluem estímulos para que o consumidor compre novos itens relacionados, compensem as promoções feitas pela concorrência, consolidem a lealdade da marca e o acesso a novos PDV. E por fim, para os vendedores, as promoções de vendas servem de suporte para venda de novos produtos e/ou novos modelos, permite a possibilidade de potencializar a carteira de clientes e estimular as vendas fora da estação, além de reder-lhes maiores comissões.
A promoção de vendas é, em essência, o fato latente, enquanto a venda é o fato consumado. É a “plantação”, enquanto a venda é “colheita”. Na realidade, a venda é consequência da estratégia promocional, se concretiza após o “fechamento” do negócio, enquanto a promoção tem a finalidade da “abrir” a oportunidade para o fechamento do negócio.
fernandesluciano.com


Comentários