CHINA x EUA: QUEM É O PROTAGONISTA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?
- Fernande Luciano

- 17 de mar. de 2019
- 1 min de leitura
Em julho de 2017, o governo chinês publicou um documento polêmico e ambicioso. Segundo ele, o país se tornaria o líder mundial em inteligência artificial até 2030.
É interessante notar que, se forem observados aspectos isolados, a China já atingiu o feito — uma década antes do previsto. Um novo estudo mostra que a produção de pesquisa em inteligência artificial na China deve ultrapassar em breve a dos EUA, atual líder. Ou seja, o plano do país, que é expandir suas capacidades nesse segmento com a ajuda de generosos investimentos do governo em instalações educacionais e na indústria privada, tem dado resultado.

Em números absolutos de publicações de artigos sobre inteligência artificial a cada ano, a China ultrapassou os EUA em 2006. No entanto, especialistas apontam que quantidade não é qualidade: e a China tem problemas causados por fraudes científicas.
Além disso, há um estereótipo de que a pesquisa chinesa seja apenas incremental quando se fala de inteligência artificial. Por isso, foi sugerido que a contagem puramente numérica de artigos publicados não é necessariamente uma métrica significativa...
Fonte: https://lnkd.in/duHdKcy



Comentários